domingo, 6 de outubro de 2013

Festa de criança ou Evento Mega?

     Acho que educar acontece nas coisas grandes, mas principalmente nas pequenas, naquelas que não prestamos tanta atenção. 
     A fala do Bernardo, um amiguinho do Pedro, de 07 anos ontem na festinha de aniversário dele me fez pensar e me motivar a escrever esse post. O Bê, é um menininho lindo, daqueles que poderia ser o protagonista do "Le Petit Nicolas" (se não viram esse filme, corram pra ver, é imperdível pra que tem ou não crianças, a foto ai embaixo é do filme). 

     A mãe do Bê chegou na festinha e me contou o que ele falou antes de sair de casa, para a ajudante deles:


"- Eu estou indo pra festa do Pedro Augusto. A festa dele é tão legal!! É simples sabe, mas é muito legal, a gente brinca, é na casa dele. E é a mãe dele que faz tudo!!"
     Gente, eu quase chorei ao ouvir isso!! O Bê, sem estudar pós-modernidade e consumismo e nem ler sociólogos da contemporaneidade tinha entendido a minha ideia de tentar quebrar paradigmas com uma simples festa de aniversário. Ele descreveu a festinha do Pedro do ano anterior, e não é o máximo essa análise dele? Apesar de acreditar que essas coisas impactariam meus filhos com um outro olhar sobre o mundo (sim, sou muuuito idealista), não ousava pensar que as outras crianças seriam marcadas a esse ponto, descrevendo assim, depois de um ano, a experiência que viveram. Como nós subestimamos os pequenos, não?
     Na definição do Bê: simples, em casa, feita pela família. Coisas que estão se perdendo frente a indústria da mega-festa-a minha-festa-é-a-mais-linda-e-cara-do-que-a-sua. Li essa semana esse artigo sobre as festas de criança na Alemanha, vale a pena ler http://casosecoisasdabonfa.blogspot.de/2013/09/a-diferenca-entre-as-festas-infantis-no.html.
     Então resolvi escrever sobre festas de aniversário e falar da festinha que fizemos ontem para o aniversário do Pedro. 
     Talvez essa seja uma primeira postagem falando de idéias alternativas nos aniversários que já tentamos fazer por aqui, afinal somando os 7 do Pedro e 11 da Bia, já se se vão 18 festas e apenas uma feita no pacote fast food dos buffets. Nada contra as festas em Buffet, afinal as vezes as pessoas não tem espaço, ou tempo para outro tipo de festa. Mas o que quero pensar é: a festa é para a criança ou para os adultos? Será que vale a pena, pensando no que fica para eles, no custo benefício real, pagar prestações infinitas para uma mega festa? O que realmente comemoramos num aniversário?

     Tentei convencer o Pedro a viajar ao invés de festa, mas ele queria festa de todo jeito. Está numa fase em que só quer os meninos da escola na festa, então resolvemos fazer uma pequena reunião para ELES. 
     Ficou bem pra última hora e na verdade só consegui fazer as coisinhas da festa três dias antes, então não dava tempo para altas produções. A ideia era algo simples, divertido para as crianças e sem grandes custos.
     Resolvemos fazer num espaço de lazer da Marinha, que meu marido consegue emprestar a zero custo, o local é ótimo, com um salão de festas, muito verde, piscina. Olha a paisagem que máximo!


     Como festa sem comida não é festa, a primeira coisa seria definir o que comer. Como organizaríamos tudo, e eu faria do bolo ao brigadeiro de copinho sem ajuda, teria que ser prático e coisas que as crianças gostassem: cachorro quente e batata frita? 
     Será que dava pra fazer diferente? Resolvi começar com um cardápio mais saudável pra ver se dava certo, e deixar as besteiras para o final, ai comeriam bem menos as porcarias. Também não acho que dá pra fazer festa só com alface, rs.




     Não é que amaram? Comeram melancia no palito, e TODOS os espetinhos de fruta que fizemos, isso mesmo, todos. Ainda tinha um pote grande de iogurte grego para mergulharem os espetinhos. O máximo foi ouvir alguns dizendo com a boca cheia: " minha mãe não vai acreditar quando eu contar o que eu comi aqui".
     A programação foi a mais simples do mundo, brincadeiras, uma gincana, mas todas promovendo a interação de todas as crianças, sem incentivar competição. Nem ligaram pra contar pontos no final e ver qual equipe ganhara mais brincadeiras. E quem conduziu tudo fui, eu, meu marido e alguns amigos. Acho muito legal essa interação, nessa fase eles adoram os pais brincando juntos, então acho que devemos aproveitar que essa fase vai durar pouco, para sermos marcados por eles e marcarmos também suas histórias e lembranças.
      Algumas brincadeiras que fizemos:
Como havia um parquinho, que criança resiste a um balanço?

Até a Bia e a amiguinha resolveram brincar na gangorra.

Todo mundo brincou de fazer bolinha de sabão. Quem não gosta?

Finalmente a gincana: provas de estourar as bexigas, ou bolas como dizem aqui no Rio.

Essa brincadeira é muito divertida: Corrida das lagartas, todo mundo é embalado em filme plástico...

Só assim para ficarem quietinhos, rsrs!!

Tem que se arrastar como uma lagartinha até alcançar a fruta e ganha quem comer a frutinha primeiro




Treinando para a prova de ir pulando num pé só até alcançar e calçar o próprio sapato!!

Ainda teve caça ao tesouro, tinham que caçar as moedas de chocolate espalhadas por todos os lugares!



Adicionar legenda

Agora ganha a equipe que correr e encher a garrafa de água primeiro


     Depois da programação toda, com gincana e outras brincadeiras, fizemos uma Oficina de Sanduíches. Cada um montaria um sanduíche legal com várias opções que demos (legumes, pão, ervilha, azeitona, queijo, peito de peru e outras coisinhas). Olha que graça:








     Uma das coisas que mais fez sucesso na festa foram essas gelatinas, feitas na casca de laranja. Muito legal!! Não sobrou meia gelatina, ainda bem que fotografamos. Muto fácil de fazer!


Olha a cara do Bê, que coisa mais fofa :)



A mesa do bolo, os barquinhos de dobradura ajudaram alguns convidados a levar os docinhos de lembrança






O bolo arco íris que quase despencou de tão alto, rs.


Olha o meu capitão lindo. 
  Mas claro que teve mesa com bolo, refrigerante (já tinham bebido muito suco) e brigadeiro! Quase morri pra montar o bolo arco-iris, que ficou quase um prédio de 10 andares, rs. Quando a gente não quer que o bolo cresça ele cresce muuuito!!

     E hoje o Pedro e a Bia avaliaram a festa: foi muito legal mãe, muito melhor do que se fosse no buffet!! Acho que só por essa fala já valeu todo o trabalho e canseira...


Numa folha qualquer

Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Brincando de bem com a vida...

15 comentários:

  1. Lindo seu blog, maravilhosas suas reflexões... de fato o essencial mora no coração... bjo gde

    ResponderExcluir
  2. Que bom Cleide que gostou! A idéia é pensar juntos, quando tiver sugestões de assuntos que interessam as mamães e você em particular, me manda, por favor!! Bjss

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Silvana. Uma ideia assim só poderia ter vindo de uma pessoa como você mesmo.
    Chegou também em boa hora porque o aniversário do Davi é em novembro e por incrível que pareça, não decidi o que fazer: se mais uma festa no colégio, que é legal, mas limitado e repetitivo; se uma festa em casa, que tem espaço, mas dá trabalho pra pensar em ser criativo e não parecer "pobre" aos olhos dos outros (adultos) ou a mega-festa bombástica digna de celebridade. Acho que vou ficar com a segunda opção. Seu texto me inspirou.
    Seu blog já é um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se inspirou uma pessoa como você Andréa, já valeu a pena, mesmo que não tenha outros posts,rsrs. Vou postar depois outras festas simples que fizemos por aqui. Numa delas as crianças pintaram uma camisa e customizaram como lembrança ( sei que você é artista!). E o mais legal foi que no outro ano , uma das menininhas veio vestida com a camisa e falou: Tia, eu vim com a camisa que eu fiz no ano passado pra homenagear a Bia. Lindinho né? As crianças ensinam muito pra gente... Bjss

      Excluir
  4. Que delícia de aniversário Sil.
    É isso que penso para o Théo também.
    Agora nesse primeiro ano de vida, vamos fazer só para a família, pois também não vejo necessidade de cansar tanto assim meu filho de 1 ano, que não anda, e que não gosta muito de colo. A celebração de 1 ano é para nós, os pais do Théo. Uma conquista nossa, um aprendizado nosso.. coisas que mudaram demais nesse 1 ano do nosso filhote. Para os próximos anos também não penso diferente... a festa precisa ser para ele e para os amiguinhos. Coisa mais deliciosa de ver essa festa do Pedro, tenho certeza de que gostaram muito, se divertiram pra caramba e despencaram mega cansados nas suas camas depois de um bom banho ehehehe.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ver mais gente que pensa diferente. Como tem festa de um ano começando as 20:00 da noite e com coisas para adultos, na hora do parabéns a criança já está de "saco cheio". Parabéns pelo filhote lindo. Tenho certeza que a festa vai ser o máximo, depois deixa eu postar no blog, rsrs. Bjs

      Excluir
    2. Verdade! No meu tempo não era assim. Nada de festa de criança começando a noite, essa hora é hora de estar na cama já para eles.
      Obrigada, ele é a maior alegria da minha vida, meu espoletinha.
      Espero que a festinha seja boa principalmente para ele, estou trabalhando pra isso ehehe..
      Pode deixar, depois do niver, te mando as fotos e te dou um relato de como foi. Beijos!

      Excluir
    3. Tenho certeza que vai ficar lindo! Manda sim. Pena que não moro ai perto pra ver ao vivo, rsrsrs. Bjs!!

      Excluir
  5. Silvana, estou encantada com a festa do Pedro. Foi muito legal! Aqui em casa eu faço festa "à moda antiga": pastel, cachorro quente, bolo, docinho, uma meia dúzia de coleguinhas e familiares. Não faço mega eventos, mas também não sou criativa a esse ponto. Estou roxa de vergonha depois de ver aquele bolo colorido e lindo e lembrar do meu bolo de aniversário desastroso!!! rs Sorte que só convido amigos... E eles já sabem que esse tipo de coisa acontece comigo... hehehheheh Quero aprender a fazer essa laranja de gelatina colorida, o máximo!!! Vou lá no link do blog que vc indicou sobre as festinhas, deve estar por lá, né? :) Beijosssssss e parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já disse que sua festa foi linda porque tocou meu coração, tem coisa mais linda que isso? Não tem o link da gelatina na laranja, posso te passar depois!! E você que é profissional em blog precisa me alfabetizar, sou um traste nessas coisas. Bjs

      Excluir
    2. Não é nada, seu blog está bombando!!! Muito mais que o meu, que é um blog familiar... rs Tenho poucos acessos, não divulgo muito, não... rs Que bom que vc gostou da minha festa "linda"... rs

      Excluir
  6. Adorei Silvana, o blog é sensacional!!! Muito show a festinha do Pedro, pelas fotos, bombou!!! rs Parabéns!!! Vc é uma pessoa muito criativa e talentosa. Bjss e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei o post! Acabei de fazer a festinha de 1 ano de Davi e me vi, por inúmeras circunstâncias, obrigada a fazer uma mega festa. Infelizmente vejo q "fazer o simples" está cada vez mais difícil. Parabéns pela festa, estava linda! Parabéns tb pela disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Tassia, a festa de 01 ano tem crescido a cada dia, e eu sei bem que as vezes há até uma cobrança pra que isso aconteça!!
      Mas o que mais importa não é propriamente a festa, alguns pais "terceirizam" a festa porque na verdade "terceirizam " inclusive o cuidado dos filhos. Já vi muita festa em que os pais se divertem como se não existissem crianças, e as crianças ficam com recreadores e tal, sem a existência dos pais. Perde-se o sentido do "comemorar" ( memorar, celebrar- com, juntos).
      Mas sei bem que não é o seu caso que é mãezona em tempo integral, se desesperando até com o ossinho do cachorro, rsrs. Grande beijo

      Excluir