sábado, 19 de outubro de 2013

Voltando a falar de festas...e de meninas...


         Dois anos atrás resolvemos fazer uma festa de aniversário diferente para a Bia. 
     Já perceberam que o convencional não me agrada muito, não é mesmo? Tanta coisa legal para ser feita e as pessoas acabam fazendo sempre as mesmas coisas. Em muitas festas meus filhos nem querem mais participar da recreação, porque acham muito chato:"mãe, é sempre a mesma coisa, as mesmas brincadeiras". E o pior que se paga rios de dinheiro por tudo isso...

     A Bia faria 09 anos e queria um aniversário de "menina", lilás, com coisas de "beleza" e só queria convidar as meninas da sala. Nessa fase da "latência" ,como denominou nosso amigo Freud, elas querem mesmo distância dos meninos (por enquanto... ou não... mas uma outra hora discuto isso).
    Bem, não gosto de extremos, não sou do tipo, apesar das milhões de críticas que faço a construção do que é "ser mulher" atualmente, que tira tudo o que é rosa e proíbe fantasia de princesa. Não gosto de extremos, acho que o equilíbrio deve permear nossas buscas na educação dos filhos...
     
     Então vamos a festa: resolvemos fazer uma FESTA SPA, ou o SPA da BIA. Quando comecei os preparativos tive a maior crise: como trabalhar essas coisas sem acentuar apenas o lado Barbie-purpurina-princesa das meninas? Sem apenas reforçar "sejam lindas" e pronto?? Ai, ai, as vezes é mais fácil a gente pensar menos, contratar o salão de cabeleireiros que faz festa de criança e "largar" as meninas por lá enquanto a gente faz as unhas, rsrs.
     Mas no fundo eu também sou chegada numa princesa (pronto, confessei meu pecado pós-moderno!!). Não a Cinderela ou a Bela Adormecida versão Disney, mas a Sissi, a Maria Antonieta, e talvez até algumas personagens de Contos de Fadas, como a Pequena Sereia. Mas na versão do Hans Christian Andersen, na qual ela vira espuma do mar no final, muito mais poético!! E todas aquelas personagens da coleção dos Irmãos Grimm que povoaram minha infância.
     Pecados e idiossincrasias confessados, vamos a festa! Tudo foi feito em casa, com a ajuda da Bia e da minhã irmã e mãe que vieram alguns dias antes de outros estados só para a festa.
     Como sou chegada em detalhes e em trabalhos manuais, resolvemos começar pelo convite, uma bolsinha de papel coberta de tecido.

     Decidi também que a festa teria uma "programação", coisas de ex-professora de educação infantil, rsrs.
       As meninas receberam a programação impressa logo que chegaram. Eram recepcionadas com um "coquetel de frutas" de boas vindas e recebiam a programação.
     Depois de muito pensarmos, resolvemos começar com uma dinâmica de grupo. Tenho o privilégio de ter como irmã a melhor psicodramatista do mundo (ainda é assistente social e designer de interiores, tenho assessoria em várias áreas e de graça, rs). 
     Ela fez uma dinâmica super legal sobre " A beleza do CORAÇÃO", que trabalhava aspectos da beleza interior de cada uma de nós. Já que depois vamos trabalhar a embalagem, melhor falar primeiro sobre o conteúdo!

     Vocês podem pensar, mas numa festa?? Gente, eu tenho a "síndrome do educador", não conhecem, rs? Acho que qualquer oportunidade para transformar o mundo, para ajudar as pessoas a refletirem deve ser aproveitada. Quem sabe algumas meninas ali nunca tiveram oportunidade de pensar algumas coisas por outro ângulo??


     Depois da dinâmica começamos a programação. Fizemos um rodízio de atividades e as meninas iam passando por todas que quisessem. Todas recebiam um Kit com um roupãozinho e uma faixa para os cabelos. Como estava muito frio, tivemos que colocar por cima da roupa mesmo. Eu comprei tecido de forro, super baratinho, e o tio de uma amiga costurou por um preço bem em conta (acho que cobrou só 3 reais cada roupão!!!).

Detalhe para o Pedro intruso de roupão lilás, rs


     Mais uma vez tive ajuda de um monte de gente legal que Papai do céu sempre coloca do meu lado. Além da minha mãe e irmã que viajaram muito pra me ajudar, minhas aluninhas lindas do curso de Física (desmistificando que só tem menina feia nos cursos de exatas, rsrs) e minhas amigas do coração. 
     Achei umas batinhas bem em conta no comércio popular e as meninas que me ajudaram tinham até o uniforme do SPA!! Ainda bem que sempre alguém entra nas minhas idéias malucas e mirabolantes!! E meu marido ficou responsável pelo almoço, nosso SPA tinha churrasco de almoço, com saladas e legumes, nada de cardápio anoréxico! 



     A decoração não está profissional porque tudo foi feito com coisas levadas de casa, do tapete a gaiola da mesa! E improvisado (havia uma Tv atrás da mesa e tínhamos que tampar com alguma coisa). Fiz uns alfajors de biscoito com o monograma (acreditem, não é difícil de fazer). E chocolates coloridos, pirulitos e bombons, também "home-made".



     No "circuito do spa" as meninas passavam por algumas atividades: podiam fazer as unhas, massagem nos pés, montar suas próprias bijuterias com contas e enfeites. 
     E o que mais amaram de todas as atividades: Máscara lilás no rosto com pepino nos olhos. Foi divertidíssimo, elas acharam super diferente. Na verdade era iogurte tingido, para evitar qualquer possível alergia. Mas o ritual foi hilário, só estando lá pra ver!






     Depois dessa primeira etapa faríamos um concurso de beleza! Mas de um jeito diferente, até porque competição é, ao meu ver, alguma coisa que já temos demais nesse nosso mundo e precisamos ensinar muito mais a lógica da cooperação para as novas gerações (outra hora escrevo sobre isso também). 
     Todo mundo trocou de roupa, e foram para o "Coiffeur". Era a hora dos cabelos, e maquiagem. Podiam colocar adereços, e brincar com tudo isso. Engraçado a diferença de quando faço "dia da beleza" em bairros de periferia, lá as crianças querem colocar tudo: arquinhos, marabás, óculos.  Com as crianças de classe média é bem diferente...

     Antes do desfile, convidei uma amiga linda, que  já foi modelo, para conversar com as meninas. Fizemos aquele suspense: vamos receber hoje uma modelo internacional e tal!! Não imaginam a expectativa!
     A Maressa é linda, já trabalhou fora do Brasil, mas o mais importante é que foge do estereótipo "linda-burra", ela é advogada atualmente e não trabalha só com a beleza exterior. A ideia era a Maressa conversar com elas sobre o que realmente importa. Ela falou sobre alimentação saudável, valores, sobre estudo, deu seu depoimento. 
     Elas prestaram muito mais atenção do que se fossemos nós, as simples mortais, de aparência comum, falando as mesmas coisas...entenderam a jogada?rs
Olha a cara da Bia de alegria ouvindo a Maressa!!


     E finalmente o desfile final. Todas desfilaram, até o Pedro, olhem que figura!! (bendito fruto naquele dia).

     
     E não houve a escolhida. Fizemos faixas para TODAS as meninas e tocamos uma música bem conhecida (Aos olhos do Pai você é uma obra prima que Ele planejou, com suas próprias mãos pintou...). E falei sobre sermos todas especiais, todas lindas, que o mais lindo em nós é a forma como tratamos os outros, independente da cor, da condição social. 
     Pode parecer uma grande babaquice escrevendo aqui, mas só de lembrar eu já me emociono... Elas prestaram muita atenção e sei que, por um segundo que seja, isso entrou na alma delas, mesmo que depois, pela força de um mundo que pensa tão diferente, a mensagem não tenha perdurado...


     E agradecemos também...Em todas as festas das crianças nós tiramos, 1 minuto que seja para agradecer pela vida deles a Deus, nada específico de uma religião, mas um momento de gratidão que todos podem compartilhar. Eu acho que essas coisas e atitudes importam tanto quando pensamos em formar valores. E as vezes são tão deixadas de lado...
     
     No final levaram a cestinha com as lembrancinhas. Comprei as cestinhas numa loja de comércio popular e customizei com fuxicos e rendinhas. Nos perfuminhos (comprei uma loção de bebe e distribui nos vidrinhos), latinhas eu colei etiquetas que imprimi em casa usando papel de scrap-book. Os cup cakes fiz com toalhinhas de mão em que escrevi Spa da Bia e enrolei dentro das forminhas ( super fácil e dá um efeito lindo!).



     O que acharam da festinha? Que outras idéias legais já tiveram para festas de meninas que fujam do modelo convencional??

4 comentários:

  1. Foi tudo lindo e muito educativo!! Tive o privilégio de participar... Obrigada pelos elogios minha irmãzinha!! Você sempre muito criativa e comprometida em repassar valores verdadeiros nos quais acredita. Muto bom esse compartilhar... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ne!! Os elogios são sinceros. Pena não estar mais perto para explorarmos mais seus atributos!!rs
      Bjs

      Excluir
  2. Que legal.
    Muito bom fugir do convencional e dar uma tarde diferente para elas.
    Penso da mesma forma. Festa de aniversário é sempre a mesma coisa, e as recreações também.
    Adoro essa coisa de fazer a festa de uma forma diferente, ainda mais nessa idade, que eles entendem e podem curtir muito.
    Quando o Théo fizer 2 anos e mais, vou procurar mais inspirações por aqui :)

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você que é turismóloga deve ter um monte de experiência com eventos, vai fazer coisas bem legais, ainda mais somada a essa "mãezona" que se tornou!! Bjs

      Excluir